Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, julho 27, 2006

Festejando...


No Rio de Janeiro

Muitos estão festejando de verdade, aliviados e satisfeitos. São torcedores do Flamengo, que conquistou a Copa do Brasil. A conquista em si não tem a importância e o peso de um Campeonato Brasileiro, mas ela garante vaga para a próxima Copa Libertadores de América.


É isso que conta.

Um detalhe curioso: os maiores heróis (numa avaliação simplória, como quase toda avaliação que destaca heróis e esquece do esforço coletivo) da conquista desse título, foram, justamente, os jogadores mais execrados, mais xingados, mais ofendidos pelos próprios torcedores no decorrer desse ano e mesmo no ano passado: Obina, Luisão, Juan, Fernando e Renato, jogador que é o verdadeiro símbolo desse time que chegou ao título.


Em São Paulo


Os festejos são-paulinos são menores e contidos. Apenas uma batalha foi vencida e, vencendo ou empatando a próxima, ainda restarão duas batalhas para a conquista de mais um título da Copa Libertadores de América.

Mas que batalha foi essa!

O Chivas Guadalajara nunca havia perdido em casa para times estrangeiros.

Ontem perdeu, para espanto e dor de mais de cinqüenta mil torcedores que lotaram o Estádio Jalisco, palco de maravilhosas atuações do Brasil.

O São Paulo surpreendeu o Chivas ao tomar conta dos espaços e do jogo em todo o 1º tempo. Marcou a saída de bola dos mexicanos e controlou ferreamente o meio, impedindo os contra-ataques do Chivas, mortíferos. Em 47 minutos de jogo, a única jogada de contra-ataque que chegou ao final, aconteceu já depois de 40 minutos de jogo. Apesar do controle, o único gol do São Paulo foi bem anulado, pois a bola bateu no braço de Ricardo Oliveira antes de pegar o rumo da rede.

O Guadalajara reagiu no 2º tempo, começou marcando forte e pressionou o São Paulo em seu próprio campo. Depois de uma forte pressão inicial o São Paulo equilibrou as ações e o controle do jogo. La Torre trocou 3 jogadores e reforçou o ataque, que passou a ter 3 jogadores. A defesa do São Paulo perdeu a sobra de um zagueiro e durante alguns minutos correu riscos. O equilíbrio veio com uma maior fixação de Mineiro e Josué. Muricy trocou Ricardo Oliveira por Aloísio, menos técnico, porém mais forte e de maior presença na área. Depois trocou um exausto Leandro por Lenilson, alto, forte, técnico, o jogo voltou a ficar equilibrado. Esparza pegou um rebote e desferiu chute violentíssiomo no travessão. Foi o único grande susto. Aos 39’ Aloísio entrou na área e foi derrubado. Pênalti. Apesar do salseiro de Osvaldo Sanches e dele ter ficado fora da linha desde antes da cobrança de Rogério, a cobrança foi perfeita. 1x0 e o 62º segundo gol de Rogério reconhecido pela FIFA, igualando-se a Chilavert.


Basta um empate, e com ele o São Paulo estará em sua sexta final de Libertadores.

.

Marcadores:

5 Comments:

  • At 5:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, venho acompanhando nos comentários do Jogo Aberto as suas críticas em relação ao calendário do futebol brasileiro. E concordo com elas em gênero, número e grau. Em maio do ano passado, publiquei no Golblog FC uma proposta de como seria um calendário ideal para o nosso futebol, adaptado ao calendário europeu. Querendo conferir, é só dar uma olhada em http://golblogfc.blogspot.com/2005/05/mais-uma-proposta-de-calendrio-para-o.html

    Abraços.

     
  • At 7:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi so emersom, nao comento mais no teu blog.
    voce passou batido e nao comentou o que falei no post abaixo.:O

     
  • At 1:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    Assim como aconteceu com o Paysandu, com o Santo André e com o Paulista de Jundiaí, o Flamengo não passará da primeira fase da Libertadores. É uma competição para times estruturados. Zebras como o Once Caldas, só de 30 em 30 anos. O time do Flamengo é fraco.

     
  • At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ou seja as chances do Bota fogo encarar uma Libertadores sao minimas né Helio?

     
  • At 12:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    Iara, querida, Libertadores para o FOGÃO?!
    Isto não nos pertence MAIS!!
    O grande objetivo é permanecer na elite e beliscar, quem sabe, a Sul-americana de novo.
    Força, FOGÃO.

     

Postar um comentário

<< Home