Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, agosto 26, 2006

BR - Começa a parte final

E o Campeonato Brasileiro, o BR, entra em sua segunda e final parte.


Acabou o tempo para "brincadeiras" e experiências. O segundo turno separa e coloca as coisas em seus devidos lugares, crianças de um lado, homens de outro. Ops, isso é coisa de filme americano. É a cultura de Hollywood num blog tupiniquim.

A disputa vai ferver na parte de baixo da tabela. É muita gente para muitas vagas na 2a Divisão. E ninguém quer fazer parte desse grupo. Todavia, com mais 6, talvez 8 rodadas, o horizonte estará clareado, talvez de forma definitiva.

Hoje é muito difícil apontar possíveis rebaixados, mas acredito que os quatro times que vão para a 2ª Divisão sairão desse grupo: Ponte Preta, Atlético Paranaense, Goiás, Botafogo, Fortaleza e Santa Cruz. Não é impossível que apareça algum outro time fora desse grupo, mas não é provável. Contudo, como falamos de futebol..


Na parte de cima tem um time bem estabelecido na ponta, o São Paulo, e tem outro que vem galopando por fora e atropelando, empolgado: o Palmeiras. Esse tem elenco, como sempre teve, tem direção técnica, tem preparo físico, coisa que não teve antes e tem confiança e empolgação, fatores que podem fazer muita diferença.


Numa fotografia feita hoje, 26 de agosto, considero o Palmeiras, apesar de ser o 10º colocado, a maior ameaça ao São Paulo, ao lado de uma possível, mas não provável queda do time por conta de contusões, suspensões, cansaço, etc. E uma queda na concentração e determinação, causada até pela liderança isolada que já completa nove rodadas. Nesse final de turno o São Paulo tem 5 pontos de vantagem e um jogo a menos. Dependendo dos resultados, essa vantagem poderá chegar a 8 pontos, caso derrote o Atlético Paranaense e Internacional e Paraná empatem, resultado bastante lógico, por sinal.

Estarão em disputa o título e 4 vagas na Libertadores. Os candidatos às 3 vagas, pois uma é do campeão, a meu ver são: Santos, Paraná, Fluminense, Cruzeiro, com Vasco da Gama e Grêmio correndo um pouco mais atrás e tendo que considerar a atropelada palmeirense já destacada.

Apesar das boas campanhas, não acredito que os elencos do Vasco e do Grêmio conseguirão suportar o acirramento da disputa. O melhor conjunto é o do Paraná, um time bem treinado, bem organizado taticamente, com bons jogadores em todas as posições, mas que não aquelas coisas não mensuráveis como tradição e experiência.

O Santos tem um elenco fraco, embora com jogadores de boa qualidade em posições-chave, como o gol, zaga e meio-campo, padecendo de um ataque fraco. Sua força maior é o carisma e capacidade técnica do treinador, Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro e Fluminense tanto poderão avançar como cair. Os dois times têm elencos de razoáveis para bons, bons treinadores e estrutura, mas vêm oscilando perigosamente, principalmente o Fluminense. De maneira até incompreensível, mas é o que vem acontecendo.

O Internacional, como atual campeão da Libertadores, já tem vaga garantida em 2007. Além disso, a partir da metade do turno vai dirigir sua atenção para a disputa do Mundial, em dezembro. Outro ponto a destacar: o time já sofreu 4 baixas por vendas, e não há sinal de reposições à altura.

Finalmente, um time que não citei: o Figueirense. Atual 9º colocado, é um time jovem, com bons jogadores no meio e no ataque, mas dificilmente terá punch para chegar entre os cinco primeiros.

Enfim, a bola começa a rolar na tarde de hoje.

Agora é sentar, torcer e aguardar.



.

Marcadores:

1 Comments:

  • At 2:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    TRICOLOR CAMPEÃO BRASILEIRO!

    Boa tua análise,só não acho que o Palmeiras está com essa bola toda.Voce foi muito bonzinho com eles.

    Beto

     

Postar um comentário

<< Home