Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, setembro 21, 2006

Pelo bronze agora




Penny Taylor e Lauren Jackson e mais todo o banco australiano fizeram a diferença.

Mas essa diferença não nasceu hoje, no último quarto desse jogo. Ela nasceu há alguns anos, ou há muitos anos, com administrações incompetentes na CBB, com brigas tão ridículas quanto divertidas – sim, tão ridículas que viraram diversão, comédia classe B ou menos.

Ao contrário do tênis, o basquete tem toda uma estrutura pronta e acabada por todo o país, e principalmente em São Paulo, com o dobro de habitantes que tem a Austrália. E teve toda a fantástica motivação criada por seleções memoráveis com Hortência e Paula e depois Janeth. Assim mesmo, essa confederação não soube conduzir o basquete brasileiro.

Enterrou o basquete masculino bem enterrado.

E está conseguindo assassinar o único basquete campeão do mundo fora dos Estados Unidos e da extinta União Soviética. Isso, sem dúvida, é um crime.

Nossos treinadores não se renovam.

Nossas seleções são acometidas, sempre, do mesmo descontrole emocional em momentos críticos, que levam ao descontrole técnico.

Foi o que aconteceu no fatídico quarto final de hoje. E do qual já tivéramos um vislumbre ainda no primeiro quarto, quando nada menos que 6 ataques seguidos foram perdidos. Doze pontos, ou seis, que poderiam ter feito muita diferença.

A Seleção Brasileira foi derrotada e vai disputar a medalha de bronze desse Mundial. É um grande time, jogadoras maravilhosas, esforçadas, entusiasmadas, que honraram seu uniforme e lutaram o tempo todo.

Foram derrotadas pelo melhor basquete feminino do mundo, hoje, depois do americano. As jogadoras australianas, com Penny e Lauren à frente, jogaram o tempo todo sem descontrole, mesmo quando o Brasil ameaçava abrir uma boa frente. Controlavam e seguravam a diferença. O banco é homogêneo, como disse, creio, a Hortência. Venceram com méritos exatamente no momento em que precisavam vencer.

Quem perdeu foi a confederação e seus dirigentes arcaicos, egoístas e ultrapassados.

.

Marcadores:

3 Comments:

  • At 11:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    E a Russia aprontou pra cima das americanas, que assim como no masculino nao teremos os EUA campeão...que se passa com o basquete ianque? esta decadente ou os outros estao mais evoluidos?

     
  • At 2:53 PM, Blogger Emerson said…

    O basquetebol americano tem hoje muitos jogadores e jogadoras de fora dos Estados Unidos. As principais seleções do mundo tem uma ou mais jogadoras da WNBA.

    O basquete around the world evoluiu claramente, até por conta do intercâmbio físico, mesmo, e via imagens, afinal, todo o mundo assiste à NBA e a rapaziada se inspira nos ídolos americanos.

    Não chamaria de decadência e sim de intercâmbio.

    (E uma dose de favoritismo exagerado, quem sabe uma certa soberba?)

     
  • At 1:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    [url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
    [b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
    Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
    [b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

     

Postar um comentário

<< Home