Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, setembro 07, 2006

Pitacos TimeManíacos

- O Arena de ontem, com o ministro dos esportes, foi meio decepcionante. Nada de novo e o ministro seguindo a linha de seu chefe, falando o óbvio e já sabido. Bullshit.

- Mas, com esforço, alguma coisa dá pra aproveitar. Por exemplo: o volante do jogo deverá ter um espaço chamado “Time do Coração”, e ali o apostador identificará seu time. Os times com maior participação terão uma participação ligeiramente maior no bolo. Só não está claro como essa identificação será feita, tarefa a cargo da comissão que vai regulamentar e criar o sistema e ferramentas para o jogo, inclusive o volante.

- Essa comissão será formada por pessoal da CEF, Receita Federal, Ministério dos Esportes, Clube dos 13 e Sindicato dos Clubes.

- Os times participantes, mesmo depois de pagas as dívidas, terão o uso do dinheiro monitorado. Outra coisa a ser regulamentada, e que afetará os clubes que nada devem à União e poderão receber sua parte desde o começo.

- 180 meses... Esse é o tempo para que os clubes equacionem suas vidas, suas operações, profissionalizem-se de fato e quitem suas dívidas com a Receita, INSS e FGTS. É um tempo bem razoável, verdade seja dita. Dá para formar bons jogadores, vender e quitar parte da dívida não coberta pela arrecadação da loteria. Isto, é claro, se o clube for bem administrado e sério. E não sucumbir à pressão dos torcedores e fazer besteira em cima de besteira.

O que vai acontecer daqui a 15 anos? Sei lá. Ninguém sabe, tampouco a turma que está no comando desse projeto. Aliás, o que vai acontecer daqui a 15 dias? :o)

- O time devedor que não participar, continuará sujeito a tudo que está sujeito hoje: arresto de bens e rendas, execução judicial, bloqueio de contas, etc.

O governo não vai mudar nada nessa área. A justiça tem seu próprio tempo e ele geralmente é longo. Mas um dia a casa cai, porque a cobrança chega. A verdade é que os grandes devedores só não foram fechados até hoje por conta desse tempo da justiça. Dirigente sério, tentando administrar essa situação aterrorizante, não dorme. Já o torcedor não toma conhecimento de nada, exige mundos e fundos e, não obtendo, xinga o dirigente. Muito injusto, mas assim é a vida.

- Parece incrível, mas tem dirigente que só soube da isonomia fiscal e tributária pela imprensa. O nível da maioria dos dirigentes de nossos clubes é baixo. Numa escala de zero a dez os membros dessa maioria ficam em menos quatro, menos três. Aliás, alguém precisa explicar para muitos deles o que é isonomia. Ou, então, dá o endereço desse blog. :o)

- Infelizmente, os dirigentes de clubes continuarão sem comprometer seus patrimônios pessoais. Para falar a verdade, além da gritaria contrária ter sido alta e forte, teriam que mexer em tanta coisa para dar a isso um acabamento jurídico perfeito, que a TimeMania só sairia do papel em 2020. Mas a passagem direta do dinheiro da CEF para a Receita até a quitação das dívidas, e mais o monitoramento pelos órgãos federais (TCU, provavelmente) da destinação do dinheiro livre das dívidas, já é um avanço.

- O Vasco não quer participar porque não concorda com a passagem do dinheiro diretamente da CEF para a Receita. Um dos jornalistas disse isso e o ministro concordou. O Vasco aparece como devedor para os órgãos federais, mas diz que não deve e tem como provar. Bom, então já deveria ter provado.

No fundo, a maioria dos clubes só está interessada numa coisa: mudar de Inadimplente para Adimplente. Nenhum clube, entre os grandes devedores, tem um projeto sério e conseqüente para o futuro. Vai todo mundo pagar os impostos em dia (ou tentar) e empurrar o resto com a barriga. Daqui a 180 meses, se sobreviverem todo esse tempo, vão pensar no assunto novamente.

Apesar disso, sou a favor da TimeMania.

.

Marcadores:

7 Comments:

  • At 2:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson penso que se perde uma grande oportunidade de mexer na estrura arcaica de comando dos clubes, poderia ser regulamentado o tempo de permanencia de um presidente por ex., poderiaser implemnteda uma auditoria federal comandadda pelo TCU nois moldes da rsponsabilidade fiscal,onde os efetosse notam nos cuidadosmaiores que prefeitos tem com a coisa pubica...ainda roubam , mas em menor escala o que nos permite sonhar com um dia mais honesto...Meu receio e pelo visto o seu tambem e que daqui a 15 anostenham quefazer outra timemania..seja oque Deus quasier

     
  • At 2:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    RESPONDEU SIM CARO AMIGO,continuo duvidando da prestação de conta dos clubes mas é esperar pra ver.

     
  • At 6:53 PM, Blogger Emerson said…

    As CPIs mostraram que é difícil mexer com esse povo.

    Se não há denúncias dos próprios associados, as autoridades ficam com as mãos amarradas para agir.
    Exceto as autoridades fiscais, claro.
    .
    Os clubes que optarem pela loteria e estiverem com as contas em dia, já receberão o dinheiro. E terão de prestar contas dos valores recebidos.

    Comenta-se que o Ministério quer colocar na regulamentação que o dinheiro só poderá ser usado para determinadas finalidades.
    Sei não... Acho que isso não vai passar. E não acho correto. A partir do momento que as marcas e os nomes dos clubes são usados, o dinheiro pertence a eles de forma legítima. O governo não tem o que ficar questionando e orientando. Deve, sim, cumprir sua função fiscalizadora e, se for o caso, punir.

    Enfim, tem chão pela frente.

     
  • At 2:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, sou um leitor recente do seu blog, que, pelo que estou lendo, parece ser de ótima qualidade. Fiquei com uma dúvida, os clubes que aderirem ao projeto terão que tranformar em empresa o futebol, ou isso não será obrigatório?

    Abraço

     
  • At 3:44 PM, Blogger Emerson said…

    Não, Paulo.

    Os clubes poderão aderir à Timemania sem a contrapartida, que a oposição queria como obrigatória, de transformar seu futebol em empresa.

    Mas o atrativo que muitos dirigentes queriam, e com justiça, foi obtido: quem se transformar terá isonomia fiscal e tributária. Portanto, essa objeção foi detonada.

     
  • At 3:45 PM, Blogger Emerson said…

    Ops, falta de educação.

    Obrigado, é um prazer ter você por aqui.

     
  • At 1:04 AM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, tudo bem, amigo?
    Estou pondo a leitura em dia, após essa semana confusa.

    Me tire uma dúvida ou eu porei uma em vc: essa coisa de o apostar pôr o seu time de coraçao no volante e desse resultado sair o reparte de cotas não é meio vaga?

    Será essa a melhor forma de dividir o bolo?

     

Postar um comentário

<< Home