Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

20 clubes mais ricos do mundo


Deloitte Football Money League

O Real Madrid é o clube mais rico do mundo, de acordo com pesquisa feita pela consultoria Deloitte. O time espanhol obteve o primeiro posto na lista anual da consultora, com uma receita de 292,2 milhões de euros na temporada 2005/06.

O time madrileno superou o Barcelona, segundo colocado na relação com uma receita de 259,1 milhões de euros no mesmo período. Líder da relação na temporada anterior, o Manchester United, da Inglaterra, caiu para o quarto posto, com 242,6 milhões de euros, sendo superado também pela Juventus, da Itália (251,9 milhões de euros).

Da lista dos 20 times mais ricos do mundo, oito disputam o Campeonato Inglês, quatro o Italiano e três o Alemão. São representados ainda times da Espanha, França, Escócia e Portugal. O Brasil não tem representante na relação.

São contabilizadas na lista todas as receitas das equipes durante a temporada, incluindo ganhos com transferências de jogadores, patrocínios e ganhos com contratos de direitos de transmissão.

1º Real Madrid (Espanha) - 292,2 milhões de euros
2º Barcelona (Espanha) - 259,1 milhões
3º Juventus (Itália) - 251,2 milhões
4º Manchester United (Inglaterra) - 242,6 milhões
5º Milan (Itália) - 238,7 milhões
6º Chelsea (Inglaterra) - 221,0 milhões
7º Inter de Milão (Itália) - 206,6 milhões
8º Bayern de Munique (Alemanha) - 204,7 milhões
9º Arsenal (Inglaterra) - 192,4 milhões
10º Liverpool (Inglaterra) - 176,0 milhões
11º Lyon (França) - 127,7 milhões
12º Roma (Itália) - 127,0 milhões
13º Newcastle (Inglaterra) - 124,3 milhões
14º Schalke 04 (Alemanha) - 122,9 milhões
15º Tottenham (Inglaterra) - 107,2 milhões
16º Hamburgo (Alemanha) - 101,8 milhões
17º Manchester City (Inglaterra) - 89,4 milhões
18º Glasgow Rangers (Escócia) - 88, 5 milhões
19º West Ham (Inglaterra) - 86,9 milhões
20º Benfica (Portugal) - 85,1 milhões

Esse já é o décimo ano que a Deloitte faz esse levantamento. É importante lembrar que essa publicação sai alguns meses após o final da temporada, ou seja, depois do fechamento dos anos contábeis dos clubes e a conseqüente liberação dos dados para a imprensa.

Vi que um portal traduziu erroneamente receita por lucro, demonstrando a enorme ignorância e indigência com que os assuntos marketing, finanças e correlatos são tratados por nossa imprensa. Esse erro é mesmo brutal. Só para ter uma idéia, a maioria dos times listados não teve lucro – que nesse caso é melhor chamar de superávit – no exercício.

Causou espanto entre os analistas a ascensão do Barcelona – fato que esse blog já comentou, inclusive citando o futuro próximo previsto pela direção do clube – e isso só reforça ainda mais o valor e importância da verdadeira razão de ser do time do Barça hoje: Ronaldinho Gaúcho. A queda do Manchester é tratada como circunstancial.

Vai demorar um bocado ainda para aparecer um clube brasileiro no pé dessa lista. Mas um dia vai aparecer.


.

Marcadores:

12 Comments:

  • At 2:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Hummmmmmmmmmm

     
  • At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Do jeito que estes números são expostos na imprensa, não dizem muita coisa. Acredito que o estudo em si não cometa impropriedades técnicas, mas ir diretamente à fonte, por circustâncias da vida, nem sempre é possível. Ainda que sabendo que tais números são de receita, não dá pra saber quais clubes estão enriquecendo e quais estão em uma estratégia fracassada em longo prazo. Custo a crer que o Real, por exemplo, há quatro anos sem ganhar nada, fazendo contratações bombásticas, pagando altos salários e dando vexame esteja fazendo dinheiro. Tvz até esteja por força de receitas de marketing, mas com estes números não dá pra inferir se a grandeza de um clube hoje é sólida ou se o crescimento das receitas está sendo superado pelo crescimento das despesas. O Milan deverá ter acréscimo de receitas em venda de camisas, ingressos e publicidade com a vinda do Ronaldo. Mas o mesmo fato gerador de receitas gerará despesas de ao menos 6 milhões de euros/ano. É economicamente racional? Com esses números não se pode saber.
    .
    Qual a receita da União no Brasil? Certamente maior que a receita do governo da Bélgica, que tem um PIB muito menor do que o nosso. Enfim, dados que dizem pouco.

     
  • At 6:18 PM, Blogger Emerson said…

    Victor, o Madrid passará a receber 140 milhões de euros/ano a partir de julho, pelo novo acordo de venda de direitos de tv dos jogos da Liga. Os da Champions, claro, estão fora.

    O Barça receberá pouca coisa menos, por volta de 132 milhões. Como esses valores são a média de todas as temporadas, acredito que comecem por volta de 120 milhões chegando a 160 no final.

    Na temporada 05/06 o REal recebeu meros 55 milhões de euros pelos mesmos direitos. E o Barça um pouco menos. Veja só o salto.

    Ao mesmo tempo, a Deloitte solta esse ranking há dez anos, sem maiores problemas, seus números batendo com os balanços dos clubes.

    Quanto ao longo prazo, meu amigo, os planos dos dois espanhóis são grandiosos. E o impressionante é que a seca de títulos do Madrid não quebra as receitas de forma muito perceptível. Ou seja, a base de sustentação é muito ampla.

    Quanto ao Milan, a venda de camisas e outras receitas vindas com e por Ronaldo não serão tão significativas, a menos que ele exploda. Mesmo assim ajudam um bocado e amortizam de imediato parte do custo de aquisição.

     
  • At 6:18 PM, Blogger ViT!N said…

    Acho uma vergonha o Brasil, que possui disparado o melhor futebol do mundo não possuir nenhum representante entre esse 20. Ainda mais o país possui times com torcidas maiores doque a população de qualquer país na Europa. Precisamos valorizar nosso futebol e não permitir que uma seleção com jogadores sem nenhuma identificação com nossos clubes, que só faz amistosos na inglaterra seja chamada de "brasileira".
    Abraços
    futbar.blogspot.com

     
  • At 9:43 AM, Anonymous Anônimo said…

    E os clubes holandeses?...Cade o Ajax e o PSV?

     
  • At 5:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    eu quero ser contratado pelo real madrid! imagina eu recebendo alguns milhoes por mes! só R$1 500 000 por mes ja tava bom d+!

     
  • At 1:11 AM, Blogger sidis said…

    alguém sabe de alguma lista com os times brasileiros?

    quais os times mais ricos fora da europa?

     
  • At 4:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    ta la o benfica de portugual e basta
    melhor clube do mundo xD

     
  • At 1:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    rapa q eu saiba o manchester city é o mais rico do mundo inteiro do planeta bola tão entendendo mais de 1 trilhao de ibras vc6 são muitos dezatualizados...

     
  • At 1:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Você ai de cima,esta certo

    depois que o bilionario comprou o city,agora ele é o mais rico do mundo

    só pra ter ideia em janeiro de 2009,o city mando 109 milhões de euros no kaka(recusou a oferta)

     
  • At 12:22 AM, Anonymous Anônimo said…

    Grande Benfica.

     
  • At 7:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    possas para verem minha equipa do coração a 10ª equipa mais cara do MUNDO «LIVERPOOL» I LOVE.

     

Postar um comentário

<< Home