Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, outubro 31, 2007

LivrosdeFutebol.com


Ok, vamos lá, um momento “merchã” misturado com um momento cultural no Um Olhar Crônico Esportivo. “Merchã” do bem, já é bom deixar claro desde o começo.

Recebi um e-mail atencioso e no meu nome, o que já serve para chamar a atenção e evita a deletagem automática. O remetente chamou minha atenção, claro: LivrosdeFutebol. Ora, futebol e livros são paixões muito antigas e de vez em quando gosto de juntar as duas. Embalado pela expectativa abri o e-mail, assinado pelo César Oliveira.

Descobri, então, mais que um canal de vendas especializado, o que já seria muito legal, uma editora voltada a esse assunto fascinante. Em países onde o futebol é uma paixão real, ainda maior que no Brasil – é, isso é polêmico, mas bem verdadeiro – como a Inglaterra, a quantidade de publicações é absurda. Começa pelas histórias de tudo quanto é time, desde a quarta até a primeira divisão inglesas, e passa por histórias, romances, biografias de jogadores, dirigentes, técnicos, árbitros, relatos de torcedores, enfim, um universo riquíssimo. Isso tudo sem falar das obras técnicas, desde táticas até fisioterapia, nutrição, psicologia, e muitos etc.

Entre os projetos prontos ou prestes a sair, o César listou "Campeonato Carioca – 100 Anos de Histórias", "A História do Flamengo em Cordel",

"A História do Palmeiras em Cordel", as biografias dos craques Dida (do Flamengo) e Quarentinha (do Botafogo), todos eles muito interessantes, sem a menor dúvida. A LivrosdeFutebol, inclusive, ataca o leitor no bom sentido, ao dizer que estão abertos a receber originais e idéias de jornalistas, pesquisadores e escritores de todo o Brasil. Tentador...

O catálogo de obras disponíveis tem muitos títulos interessantes, mas senti falta do “A Dança dos Deuses”, do Hilário França Jr. e recém-lançado pela Cia. das Letras, que é uma obra primorosa sobre o futebol. Seria bom, também, ter o “Almanaque do Futebol”, do Gustavo Poli e do Lédio Carmona, um livro interessante para se ter à mão, mesmo depois de lido. O mesmo com os livros da Placar que trazem todos os jogos de nossos grandes clubes. Ainda na linha das sugestões, é importante ter os vários livros sobre as Copas do Mundo, embora alguns tenham um preço meio proibitivo.

Conhecer essa editora e canal de vendas foi uma surpresa agradável e nada mais justo do que divulgá-la também aqui. Justamente por acreditar e gostar dessa iniciativa é que estou fazendo essas sugestões para o catálogo. Quanto mais livros ali estiverem disponíveis, melhor será para todos, principalmente o leitor que gosta de futebol.

Para quem gosta de livros e de futebol, recomendo a visita:

LivrosdeFutebol

.

Marcadores:

1 Comments:

  • At 9:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Arakan - baran bakan
    Stumberé stumberá
    Makambe - mecambecá
    Rico-reco rica ra
    Rá-rá-rá
    São Paulo
    São Paulo
    São Paulo

     

Postar um comentário

<< Home