Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, setembro 25, 2008

Clubes europeus sofrem com “crash”

Recebi a matéria abaixo pelo boletim da SportBusiness hoje de manhã. Embora limitado à questão dos patrocínios de camisa, essa matéria corrobora o que escrevi ontem cedo sobre os efeitos do crash da economia sobre o futebol europeu.




"European clubs suffering from economic downturn

Thu, 25/09/2008 - 09:00


De acordo com a Reuters, o valor dos patrocínios de camisa para os times da Premier League cairá pela primeira vez nos 16 anos de história da Liga, passando de £75 milhões (95 milhões de euros ou 138 milhões de dólares) para £67 milhões (85 M de euros ou 124 M de dólares).

Os analistas acreditam que os grandes clubes, como o Manchester United e o Real Madrid, conseguirão atrair patrocinadores e torcedores/consumidores, mas os clubes pequenos terão dificuldades para manter ou conquistar patrocinadores.

O presidente do Grupo Ogilvy na Grã-Bretanha, um dos maiores do setor de propaganda, Gary Leih, disse para a Reuters: “Eu não acredito que o Man Un tenha problemas para conseguir patrocínio, assim como o Arsenal, Chelsea e um punhado de outros clubes top, mas times pequenos e de ligas menores terão problemas para arranjar novos patrocinadores. O que eu acho que vai acontecer é ver a entrada de patrocinadores locais, marcas locais, que ao patrocinar o clube da região ganham muito em imagem e simpatia.”

(Nota do Olhar Crônico Esportivo: marcas locais significam valores locais, ou seja, valores bem menores do que os que são pagos por patrocinadores com interesse em todo um país e, no caso europeu, em todo o continente.)

O que tem motivado essas discussões é, justamente, o futuro do patrocínio de £56.5 – equivalentes a 71 milhões de euros ou 104 milhões de dólares – pago ao Man Un pela seguradora americana AIG, que se encontra em dificuldades financeiras (e sob intervenção do Federal Reserve, o Fed, que é o banco central americano – nota do OCE - ver post a respeito).

Depois do colapso financeiro de seu ex-patrocinador, a operadora turística XL Leisure Group, o West Ham ainda não conseguiu um novo parceiro para estampar na camisa.
O West Bromwich Albion também não conseguiu repor a saída da Deutsche Telekom's T-Mobile.
Nesse momento, o Newcastle United está em vias de perder o patrocínio do Northern Rock bank, que está sendo socorrido pelo governo de Sua Majestade para não quebrar.
Na Itália, o sexto maior clube da liga, a Lazio, está sem patrocínio de camisa, também.

(Nesse caso, eu não me surpreenderia se as dificuldades da Lazio para conseguir novo patrocinador não estão associadas à péssima imagem que seus torcedores têm passado para toda a Europa e o mundo, com ações e manifestações racistas e fascistas.)

Embora seja considerada a liga mais rica do mundo, com receitas superiores a 1,5 bilhão de libras esterlinas em 2007, ou seja, 1,9 bilhão de euros ou 2,8 bilhões de dólares, apenas 8 de seus 20 clubes estão operando com lucro.”




A Reuters vai mais além e diz que os clubes que têm proprietários fortes, com gordas contas bancárias, serão menos afetados por essa crise.
Outro efeito já observado e que pode se agravar, é a queda na venda de carnês para a temporada e jogos isolados.



.

Marcadores: ,

4 Comments:

  • At 9:42 AM, Blogger DERLY. said…

    o cruzeiro vai perder para o são paulo e o mengão vai ganhar do sport e ai vamos encostar nos lideres,já que o grêmio perde para o inter hehe
    a gigi me garantiu que o colorado vai sapecar o imortal,e que crise hem e ai voce perdeu grana também no crash das bolsas,mega investidor igual a voce né he he he he.

    abraço ronaldo derly.

     
  • At 11:19 AM, Blogger ROD said…

    Pois é... E ainda tem muita gente boa achando que "a crise não vai cruzar o atlântico".

     
  • At 4:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Sempre assim... a crise sempre afeta os mais pobres, em qualquer segmento. rs

    Emerson, vc conhece algum site que tenha os números dos confrontos entre equipes brasileiras?

     
  • At 6:00 AM, Blogger Emerson said…

    Não conheço, Tri.

    Tente a Wikipédia ou a Gazeta Esportiva net.
    Talvez o Loucos por Futebol.


    Ronaldo, também acho que o Inter vence, o Palmeiras empata, o Flamengo empata (ou perde pro Sport - sei não, sei não) e, last but not least, o São Paulo vence o Cruzeiro.
    Eis o melhor cenário do mundo para começar a segunda-feira.

    :o)

    Investimento?
    Só conheço essa palavra pela leitura de jornais e os folhetos que recebo pelo correio.

    Infelizmente.

    Heheheheehehe...

    Bom final de semana.

     

Postar um comentário

<< Home