Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, novembro 24, 2008

Rolando pelo mundo – Edición Sudamericana...



... e final de BR



Brasileiro na final da SA


Depois de amanhã, finalmente, um time brasileiro começa a disputar a final da Copa Nissan Sudamericana.

Demorou, mas o futebol brasileiro chegou lá, através do Sport Club Internacional, de Porto Alegre.

Muitos dirão que o Inter lá chegou porque nada mais tinha a fazer no Brasileiro, sem possibilidade de conquistar uma das vagas para a Copa Santander Libertadores de 2009. Em parte é verdadeiro, não resta dúvida, assim como não deixa
de ser verdadeiro, também, que o clube passou a priorizar sua participação na Sul Americana como forma de premiar sua torcida e a si próprio com uma grande conquista em 2008, à altura do time que foi formado no Beira-Rio. É voz corrente entre jornalistas especializados, boleiros de todos os tipos e matizes e até mesmo entre torcedores adversários, que o Colorado tem hoje o melhor grupo de jogadores do futebol brasileiro.

Destaque para D’Alessandro...
Destaque para Nilmar...
Destaque para Alex, que está comendo a bola...
Destaque para Guiñazu...


Muito dinheiro foi investido na montagem desse plantel e na sua manutenção. Na recente janela de verão, Nilmar e Alex tinham propostas para deixar o Brasil, assim como Guiñazu, e todos ficaram, alguns a um custo realmente alto, como Nilmar.
Diante dessa combinação de fatores, o Inter,
taticamente, optou por centrar esforços na Sul Americana, dentro de uma visão estratégica de fortalecer sua marca na America Latina e, por extensão, no resto do mundo.

O adversário será um time tinhoso, perigoso, como todo time argentino, e ainda por cima bom de bola: é o Estudiantes de La Plata, comandado pelo excelente Verón.

Não será fácil, mas o Internacional tem plenas condições de conquistar a Copa.
Mesmo na eventualidade que isso não aconteça, disputar essa final deverá mexer com os participantes brasileiros da Sul Americana em 2009.





Peru fora... por enquanto


A CONMEBOL, seguindo decisão tomada pela FIFA, decidiu suspender temporariamente o futebol peruano, sua seleção inclusive, de todas as competições internacionais.

Amanhã, em Assunção, serão sorteados os grupos da
50ª edição da Copa Santander Libertadores e a entidade máxima do futebol sul-americano decidiu que as 3 vagas a que o Peru tem direito permanecerão suspensas, mas entrarão no sorteio normalmente.
Espera-se uma definição desse imbróglio até meados de dezembro.

Essa medida da FIFA foi tomada em função da ingerência do governo peruano na Federación Peruana de Fútbol. Resta saber se o governo peruano manterá sua decisão e dessa forma tirará o país e seus clubes de todos os torneios internacionais, ou se cederá à FIFA. As duas posições parecem impossíveis, inaceitáveis, então, o jeito é torcer por uma solução de consenso, que salve a honra do governo que não quer ceder a uma entidade esportiva, e que não desautorize a FIFA, ciosa ao extremo no sentido de evitar que governos determinem os rumos do futebol em seus associados.

O que está mexendo com a cabeça de duas torcidas brasileiras, em especial, não é a solução que será encontrada, se é que alguma será. Pelo contrário.

Nesse momento, torcedores do Internacional, que disputa a final da Copa Nissan Sudamericana, e do Fluminense, vice-campeão da Copa Santander Libertadores 2008, estão torcendo pela permanência do impasse, o que obrigará a CONMEBOL a chamar três outros clubes para ocupar as vagas dos peruanos.

Os colorados apostam na lógica e na importância de dar ao campeão da Sudamericana uma das vagas, desejo que, por sinal, parece casar com a vontade da Confederação em valorizar essa Copa e dar ao seu campeão uma vaga na Libertadores.
Os tricolores cariocas apostam na lógica de estender o convite de participação ao atual vice-campeão da competição.

Uma coisa, porém, parece certa para este blogueiro: caso o Internacional seja o campeão, a CONMEBOL de forma alguma irá dar duas das três vagas para times brasileiros. Então, na minha visão, se o Estudiantes vencer, fica com uma das vagas e o Fluminense com a outra, restando a terceira como uma incógnita, que poderia ser resolvida com um convite a um time da MLS, a liga norte-americana.

Por outro lado, se for o Inter o campeão e ficar com a vaga, o Fluminense ficará a ver navios. Nessa hipótese, sigo com a possibilidade de uma vaga para a MLS e não tenho a mínima idéia com relação à terceira.


Enquanto os bastidores fervem em Assunção, resta aos torcedores praticar o velho exercício da paciência.




Em construção


Este Olhar Crônico Esportivo não poderia deixar de mostrar essa pequena obra-prima de bom humor e gozação com os adversários do
São Paulo:



“Em construção” é uma expressão que traduz bem o momento: apesar do sentimento da torcida e das opiniões manifestadas pela maioria dos jornalistas, torcedores de outros times e até mesmo técnicos como Luxemburgo e Renê Simões, o Campeonato Brasileiro ainda está aberto.

Restam 6 pontos em jogo e a vantagem do São Paulo sobre o Grêmio é de 5 pontos.

O campeão pode sair nesse domingo, no Morumbi, mas também poderá sair no outro domingo, em outro estádio, quem sabe o Olímpico.

Ou, quem sabe, o Maracanã. O diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, apresentou uma idéia para o Goiás estudar: levar o jogo final para o estádio do Maracanã, uma vez que o Serra Dourada está vetado.

Confesso que essa idéia é apaixonante, sobretudo se o título estiver em disputa.


.

Marcadores: , , , , , ,

1 Comments:

  • At 5:00 AM, Blogger Luis Henrique said…

    Vamos supor que os times peruanos não sejam suspensos. Qual seria a outra opção para incluir o vencedor da SA 2008 na LA 2009? Realmente seria uma piada de mal gosto obrigar a LDU a jogar uma pre-libertadores contra o campeão da SA, sabendo que o primeiro tem vaga direta assegurada.

    Deveriam esperar para fazerem mudanças em 2010 porque não vejo outra alternativa justa para 2009. Que tal sugerir a Conmebol que times da quinta vaga do Brasil e Argentina joguem uma pre-pre libertadores contra o campeão da SA e da MLS? Não, ai sim vai ser injusto.

     

Postar um comentário

<< Home